Associação participa de seis painéis de temas estratégicos para a agricultura brasileira no Seminário Nacional sobre Insumos Agrícolas

A CropLife Brasil (CLB) participa do Seminário Nacional sobre Insumos Agropecuários – Senagri 2025, que acontece de 10 a 12 de junho, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA). Além de ser uma das patrocinadoras do evento, seis porta-vozes da entidade debaterão temas estratégicos para o futuro da agricultura brasileira, às vésperas da realização da conferência mundial do clima, a COP 30, que acontecerá em novembro na capital paraense.

Nesta terça-feira (10), o gerente de Combate a Produtos Ilegais na CropLife Brasil, Nilto Mendes, participa de painel sobre ações do setor regulado para coibir o uso de sementes piratas. Dados divulgados recentemente pela associação mostram que essa prática já atinge 11% da área de soja plantada no país, o que o equivalente ao plantio da cultura em Mato Grosso do Sul.

Mais tarde, o diretor de Defensivos Químicos, Arthur Gomes, discute boas práticas no uso de agrotóxicos. A CropLife Brasil lançou no início do ano o programa Aplicador Legal, capacitação exigida pelo Ministério da Agricultura para aplicadores de defensivos agrícolas em todo o país. O treinamento é oferecido gratuitamente na plataforma EaD da associação, CropLife Conecta.

Na quarta-feira (11), a gerente de Assuntos Regulatórios de Bioinsumos, Nadia Hage, participa de um painel especial sobre bioinsumos. O Brasil é um dos países com maior adoção da tecnologia, com aumento de 13% na safra 2024-2025. O país se prepara para exportar os produtos biológicos produzidos aqui com o projeto Bioinsumos do Brasil, realizado pela CLB e ApexBrasil.

No mesmo dia, a gerente de Sustentabilidade e Stewardship, Claudia Quaglierini, apresentará a campanha da CropLife Brasil de Boas Práticas Agrícolas, que busca difundir conhecimento e conscientizar produtores e profissionais da área sobre o uso sustentável das tecnologias agropecuárias. A iniciativa permanente disponibiliza conteúdos por meio de um site oficial.

Na quinta-feira (12), a gerente de Comunicação e Clima, Renata Meliga, participa de painel que discutirá estratégias para fortalecer a imagem da agropecuária brasileira. Na sequência, a advogada e líder de Propriedade Intelectual na CropLife Brasil, Maria Luiza Silveira, compartilha desafios de mulheres em cargos relacionados à inovação no agronegócio no Brasil.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), o Senagri é um dos principais fóruns técnicos voltados à cadeia produtiva no país, com foco em defesa agropecuária, sustentabilidade e qualidade dos alimentos. A programação inclui palestras, debates, minicursos, reuniões estratégicas e intercâmbio de experiências entre especialistas, produtores e gestores do setor do agronegócio. Além de apresentar avanços tecnológicos, o encontro pretende fortalecer a capacitação das equipes técnicas e gestoras.
Mais informações sobre o Senagri 2025 estão no site oficial do evento.
Programação da CropLife Brasil no Senagri 2025
10 de junho (terça-feira)
Auditório Rio São Francisco
- 11h10: Painel “Ações do setor regulado para coibir o uso de sementes piratas”
Nilto Mendes, gerente de Combate a Produtos Ilegais
Auditório Rio Amazonas
- 16h: Painel “Boas práticas no uso de agrotóxicos”
Arthur Gomes, diretor de Defensivos Químicos
11 de junho (quarta-feira)
Auditório Rio Amazonas
- 16h: Painel “Bioinsumos”
Nádia Hage, gerente de Assuntos Regulatórios de Bioinsumos
Auditório Rio São Francisco
- 14h30: Painel “Boas práticas agrícolas”
Claudia Quaglierini, gerente de Sustentabilidade e Boas Práticas Agrícolas
12 de junho (quinta-feira)
Auditório Rio Araguaia
- 9h: Painel “Estratégias para fortalecer a imagem da agropecuária brasileira”
Renata Meliga, gerente de comunicação e clima
Auditório Rio São Francisco
- 9h30: Painel “Mulheres em propriedade intelectual: compartilhando desafios e conselhos de mulheres em cargos relacionados à inovação no Agro”
Maria Luiza Silveira, advogada e líder do Comitê de Propriedade Intelectual