CropLife Brasil assina acordo de cooperação para capacitar agricultores e aplicadores de defensivos

Parceria tripartite com Abiove e Já Entendi Agro amplia acesso à formação e incentiva o uso correto de tecnologias agrícolas

A solenidade de assinatura do ACT ocorreu no escritório da CropLife Brasil, em São Paulo, com participação das lideranças parceiras (foto: Danilo Lysei/CLB)

 

A CropLife Brasil, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Já Entendi Agro assinaram nesta quinta-feira (07) o Acordo de Cooperação Tripartite (ACT) para qualificar agricultores e aplicadores de defensivos agrícolas, por meio do curso Aplicador Legal. A iniciativa busca ampliar o acesso à informação por meio da capacitação e promover o uso correto e seguro das tecnologias. Um dos focos da iniciativa é o cumprimento às exigências legais do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que determina que aplicadores de defensivos estejam habilitados conforme as boas práticas agrícolas.

O acordo tripartite irá expandir a formação de duas plataformas de ensino: a AgroPlus, programa de assistência técnica da Abiove que capacita produtores rurais, e o CropLife Conecta, que oferece de forma online e gratuita o curso Aplicador Legal. A Já Entendi Agro, de know how estabelecido, fica responsável pela metodologia de ensino, que utiliza videoaulas dinâmicas e práticas, uso de chatbot com inteligência artificial (IA) no WhatsApp para tirar dúvidas dos alunos, polos presenciais para ensino híbrido e plataforma de monitoramento do impacto da educação.

“A CropLife Brasil tem um grande comprometimento com o fomento às boas práticas agrícolas. Este ano estamos trabalhando fortemente este tema e a assinatura deste acordo fortalece ainda mais os esforços em nossa Campanha de Boas Práticas Agrícolas. Nosso intuito é chegar na ponta, no agricultor, e auxiliar na sua formação, garantindo êxito nas práticas agrícolas e colheitas mais produtivas e sustentáveis, conforme as normas oficiais e exigências dos consumidores”, disse o presidente da CLB, Eduardo Leão.

Evento aconteceu na sede da CropLife Brasil, em São Paulo (Danilo Lysei/ CLB)

 

Com a iniciativa, as empresas pretendem aumentar a escala de atendimento do programa Aplicador Legal, com a formação de milhares de agricultores na aplicação de defensivos químicos, reduzir riscos legais e ambientais para pequenos e médios produtores, gerar dados educacionais integráveis a políticas públicas e rastreabilidade ESG e criar banco de talentos para empregabilidade.

A líder de Sustentabilidade e Boas Práticas Agrícolas da CLB, Claudia Quaglierini, ressaltou que a parceria ajudará a solucionar desafios frequentes enfrentados no campo. “Esta é uma grande oportunidade para a CropLife Brasil impactar ainda mais agricultores com a Campanha de BPAs. Queremos mostrar a todos que uma agricultura sustentável e produtiva é viável, eficaz e traz benefícios para o produtor e meio ambiente. Também vai nos ajudar a capacitar ainda mais aplicadores de defensivos, ensinando a eles as práticas e técnicas corretas para o uso legal desses insumos”, comentou.

Para o diretor de Sustentabilidade da Abiove, Bernardo Pires, presente no evento, a cooperação consolida um importante acordo privado no Brasil para aprimoramento da assistência técnica e orientação para o cumprimento da legislação socioambiental vigente aplicada aos imóveis rurais. “Os parceiros e produtores que participam do programa contribuirão significativamente na melhoria da sustentabilidade e eficiência produtiva do agronegócio brasileiro”, ressaltou.

Já para o Co-founder da Já Entendi Agro, Maurício Ribeiro, assim como os desafios referentes à logística, o ato de capacitar dentro da porteira é uma agenda que deve ser contínua e gradativa dos indicadores socioambientais, compromisso deste acordo. “Com metodologia e tecnologias que permitem atingir produtores e trabalhadores com qualquer nível de escolaridade, levamos conhecimento para a base da pirâmide do agronegócio”, considerou ele.

Na ocasião,  a CropLife Brasil também lançou o módulo “Pulverizadores Costais”  do Aplicador Legal, na plataforma Conecta, inédito na trilha formativa de aplicadores. O curso ensina a técnica de pulverização com equipamentos carregados nas costas, em conformidade às exigências e normas das regulamentações vigentes.

 

Rolar para cima