[Rádio] Sementes piratas: apreensão de 3 mil toneladas é a maior do País

No fim de agosto, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul realizou a maior operação contra o mercado ilegal de sementes e insumos agrícolas no Brasil. A ação integrada entre Secretaria de Agricultura do estado e MAPA apreendeu 3 mil toneladas de sementes piratas – principalmente de soja, o dobro da realizada anteriormente, com prejuízo avaliado em R$ 35 milhões.

Ao todo, 14 municípios gaúchos foram alvos da operação, que contou com mais de 100 agentes cumprindo mandados de busca e apreensão. Além das sementes, uma empresa foi autuada por manter aeronave agrícola avaliada em R$ 1,5 milhão sem registro e diversos produtores flagrados com defensivos ilegais ou armazenados de forma irregular.

A pauta é agenda de compromisso da CLB, que possui o comitê de Combate a Produtos Ilegais que atua no apoio a criminalização do mercado ilícito do agronegócio. O combate exige mobilização conjunta entre órgãos públicos, produtores e sociedade. A CLB mantém um canal de denúncias ativo no site, para recebimentos e encaminhamentos

Ouça a matéria completa:

Rolar para cima