Boas Práticas Agrícolas enfatizam sobre descarte correto de embalagens de defensivos químicos e gestão de resíduos gerados, programa em que o Brasil é liderança.

A CropLife Brasil lançou em agosto a etapa da Campanha de Boas Práticas Agrícolas (BPAs) que aborda o descarte correto e seguro de embalagens de defensivos químicos e a importância da economia circular no meio rural. A ação conscientiza a cadeia produtiva sobre a importância do uso responsável das tecnologias no campo, preservação ambiental e responsabilidade compartilhada e, nesta nova etapa, o desafio global da destinação adequada dos resíduos sólidos.
No Brasil, liderança mundial na produção agrícola, com a promulgação do Marco Legal dos Defensivos Químicos (Lei nº 14.785/2023) e do decreto nº 4.074/2002, a conscientização sobre destinação regular de embalagens de produtos agrícolas avançou consideravelmente e o descarte de itens e resíduos passou a cumprir as recomendações técnicas presentes na bula ou no folheto complementar.
Enquanto no contexto urbano brasileiro apenas 8% dos resíduos sólidos são encaminhados para reciclagem – e, desses, somente 4% são efetivamente reaproveitados, no meio rural, a realidade é diferente. O setor agrícola brasileiro se destaca pela adoção a práticas responsáveis, assumindo a gestão dos resíduos que gera, e no trabalho integrado entre agricultor, canais de distribuição, indústria e poder público.
Atualmente, o encaminhamento se dá por meio do Sistema Campo Limpo – programa nacional de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. A iniciativa integra todos os elos da cadeia do agronegócio, com o objetivo de preservar o meio ambiente por meio da destinação correta dos resíduos gerados. Em 2025. o Sistema celebrou a marca de 800 mil toneladas de embalagens químicas vazias destinadas ambientalmente de forma correta.
Experiência Imersiva
Em celebração ao Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) 2025, comemorado em 18 de agosto, a CropLife Brasil e o Sistema Campo Limpo promoveram um dia de experiência imersiva em boas práticas agrícolas em Guariba, região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Com programação interativa dedicada a vivência no campo e mostra dos resultados alcançados pelo trabalho de logística reversa, a 21ª edição da data marcou também reinauguração do Museu do Sistema Campo Limpo, que estava fechada para reforma e expansão. A cerimônia paulista reuniu mais de 100 participantes entre autoridades, produtores rurais, agricultores, estudantes, parceiros CropLife Brasil e InpEV.
Para a imersão nas boas práticas agrícolas, a CLB disponibilizou uma trilha com 4 postos interativos. Neles, equipes técnicas da entidade apresentaram informações sobre logística reversa de embalagens, integração sustentável entre agricultura e polinizadores, habilitação de agricultores e aplicadores pelos módulos do CropLife Conecta e combate à ilegalidade de defensivos e sementes piratas. A iniciativa teve como objetivo entregar conhecimento e experiência sobre uso correto de tecnologias no campo, preservação ambiental e responsabilidade compartilhada aos participantes.
O Museu do Sistema Campo Limpo, espaço acervo dos principais marcos do Sistema nacional de logística reversa e sede da primeira central de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas, trouxe em seu novo espaço painéis, jogos e conteúdos digitais que ilustram de forma didática a economia circular. Moderno, educativo e sensorial, a obra habilitou o museu com recursos de acessibilidade – como pisos táteis, elevador, texturas, sonorização e sinalização em Braille – e um grande painel com conteúdo audiovisual.