CropLife debate boas práticas agrícolas em encontro do setor de hortaliças, frutas e flores

Com o tema “Menos perda, Mais valor!”, 1ª edição do MipDay reúne especialistas para discutir sustentabilidade na produção agrícola, em Holambra-SP .

Foto: Divulgação/MipDay

A CropLife Brasil participou, nesta quinta-feira (30), do MipDay, encontro de referência do setor de hortaliças, frutas e flores, para debater sobre a importância das boas práticas agrícolas (BPAs) no campo. Com o tema “Menor perda, Mais valor!”, 1ª edição do seminário reuniu especialistas para discutir práticas de manejo integrado (MIP) e os benefícios ao consumidor, além de agricultura regenerativa, agenda climática, com foco na COP30, e sustentabilidade da produção agrícola. O evento ocorreu no auditório do Instituto Brasileiro de Horticultura (IBRAHORT), em Holambra-SP, e contou com a presença de produtores, técnicos, agrônomos e representantes da indústria e do varejo.

Em sua participação, a gerente de Boas Práticas Agrícolas na CLB, Claudia Quaglierini, reforçou como o uso integrado das soluções na lavoura (biológicos, químicos, genéticos) garante eficiência produtiva e dividiu com o público as iniciativas de sustentabilidade da associação, amparada em evidências técnicas, inovação e resultados mensuráveis. Entre eles, a Campanha de BPAs e a ferramenta Conecta, de formação do Aplicador Legal. 

Foto: Bruna Emanuela/ CLB

Claudia mostrou também as contribuições a serem levadas à 30ª Conferência do Clima da ONU (COP30) pela entidade, que destacam recuperação produtiva de pastagens degradadas, integração academia–campo para soluções escaláveis e mecanismos de financiamento verde e incentivos ao produtor rural. “Nosso compromisso é apoiar o produtor no campo com soluções cada vez mais responsáveis e eficientes. Na COP30, a indústria levará propostas que mostram como as Boas Práticas Agrícolas podem aumentar a produtividade, preservar o meio ambiente e garantir alimentos mais seguros ao consumidor”, destacou.

Além da gerente, o evento teve palestras do CEO da Promip, Marcelo Poletti; do diretor executivo da PariPassu, Giampaolo Buso; do representante do MAPA, Marcus Vinícius; de representante do Carrefour, Daniel Figueiredo. “O MipDay já se consolidou como uma referência para o setor de FLV, mas projeta expansão. Além de hortaliças, a metodologia deve ser levada a culturas como soja e milho a partir de 2026, ampliando os benefícios da prática integrada para diferentes cadeias produtivas”, afirmou Poletti, da Promip.

Idealizado pela Promip, empresa de inovação em biológicos, o MipDay é fruto do MipExperience®, programa criado em 2019 e reconhecido em 2023 pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O programa reúne empresas parceiras no apoio ao produtor rural com estratégias de rastreabilidade e uso de biológicos e químicos em sinergia, garantindo a produção de alimentos em equilíbrio ao ecossistema.

Parceria tripartite para capacitação no campo

Também nesta quinta-feira (30), a equipe de Sustentabilidade e Stewardship da CLB participou do evento de tecnologia no agro Agtech Meeting 2025,  em Piracicaba-SP, para tratar da parceria tripartite para ampliação da capacitação da mão de obra no campo. Na oportunidade, a gerente Cláudia Quaglierini, o diretor de sustentabilidade da Abiove, Bernardo Pires, e a CEO e Co-Fundadora da Já Entendi Agro, Gladys Mariotto, debateram sobre “Inovação na prática” e a importância da atuação coordenada na qualificação de pessoas da base da pirâmide do agronegócio. 

Foto: Bruna Emanuela/ CLB

O painel teve moderação do coordenador da Comunidade de Startups no PwC Agtech Innovation, Michel Franco. O evento foi uma realização da PwC e reuniu mais 1,7 mil participantes em volta de discussões de inteligência artificial, mudanças climáticas e modelos de negócio no campo.

Rolar para cima